XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
Monica Isabel Canuto Nunes

Última alteração: 2018-04-02

Resumo


Os debates educacionais, que dizem respeito à inclusão educacional de alunos público-alvo da educação especial, colocam a formação de professores como um dos pontos essenciais para a garantia da escolarização desses alunos. Pretendemos, através deste trabalho, apresentar os dados do projeto de pesquisa “Formação de professores na perspectiva da educação especial e inclusiva”, desenvolvido durante vinte e quatro meses, entre 2015 e 2016 no Câmpus Pires do Rio da Universidade Estadual de Goiás. Desta forma o foco dessa investigação é a organização curricular dos cursos de formação de professores com olhar específico na oferta ou não de disciplinas ligadas à educação especial e inclusão. Neste sentido definimos nosso recorte os cursos de licenciatura existentes no Câmpus Pires do Rio da UEG, estabelecendo os tempos entre 2009 e 2015 e sendo assim envolvendo a análise de duas matrizes curriculares por curso. Os dados mostram que a disciplina de LIBRAS está presente em todos os cursos analisados, por ser uma exigência da lei 10.436/2002 que aponta a necessidade de inserir essa língua na matriz curricular dos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia. Somente o curso de pedagogia oferece, a partir da matriz de 2015, algumas disciplinas de educação especial e inclusão.


Palavras-chave


educação especial; inclusão; políticas de formação de professores.