Última alteração: 2018-04-13
Resumo
O uso de programas que auxiliam no desenvolvimento da linguagem oral e escrita voltados para o público-alvo da Educação Especial tem sido objeto de estudo de diversas pesquisas. Neste sentido um programa de intervenção metatextual voltado, inicialmente, para escolares com atraso no processo de alfabetização, chamado PRONARRAR, vem sendo testado com este público. O objetivo deste estudo foi analisar o uso do PRONARRAR na produção de narrativas (orais e escritas) de um estudante com deficiência intelectual. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa com um participante, matriculado no Ensino Fundamental de ciclo II, de uma escola do interior do estado de São Paulo, em processo de alfabetização e que frequentava o Atendimento Educacional Especializado duas vezes por semana. Para este estudo foram utilizadas as fichas (cenário, tema, enredo e resolução) de uma das histórias que compõem o PRONARRAR, intitulada “A Lição de Totó”. Ao todo foram realizadas nove sessões de intervenção com duração média de uma hora e quarenta minutos cada, com o intuito de analisar a evolução do participante nos seguintes aspectos: exposição das imagens, elaboração do enredo e desfecho das histórias. Todas essas sessões foram avaliadas com o uso de um protocolo de pontuação específico do PRONARRAR. Os resultados indicaram que embora o estudante não tenha alcançado o máximo de pontuação prevista pelos instrumentos do PRONARRAR (narrativa completa), houve avanços significativos neste desenvolvimento, tanto no aspecto oral quanto escrito do participante. Além disso, indicaram a importância de diferentes materiais para o trabalho com este público. De forma geral, podemos concluir que o PRONARRAR pode ser um importante suporte pedagógico voltado também para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de escolares com deficiência intelectual. É indicado que futuros estudos realizem mais sessões de coleta, principalmente levando em consideração as especificidades deste público.