XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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FORMAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES
Bárbara Amaral Martins, Miguel Claudio MorieL Chacon

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


Uma escola inclusiva é aquela que se adapta para atender às necessidades de qualquer estudante, inclusive, os que integram o público-alvo da educação especial, os quais devem aprender e participar em contexto de ensino regular. A área da educação especial também abarca as altas habilidades/superdotação e os alunos com tal particularidade requerem medidas educacionais apropriadas ao desenvolvimento máximo de suas potencialidades. O oferecimento dessas medidas exige planejamento e implementação de estratégias pedagógicas condizentes com as necessidades dos estudantes, o que perpassa pela formação de professores. Além disso, acredita-se que, mais do que possibilitar a aquisição de conhecimentos, a formação docente pode favorecer o fortalecimento das crenças de autoeficácia docente, compreendida como o juízo que o professor faz sobre suas capacidades para o desempenho da função. Sendo assim, temos por objetivo investigar as influências de um curso de formação de professores em altas habilidades/superdotação sobre a autoeficácia docente. Contou-se com a participação de 14 professores graduados em Pedagogia que atuavam nas redes de ensino dos municípios de Corumbá e Ladário, no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Com enfoque quase-experimental, optou-se pelo método teste-reteste. Este estudo é parte de uma pesquisa maior e os resultados apontam para os benefícios da formação em relação à autoeficácia docente no trabalho com estudantes que apresentam altas habilidades/superdotação.

Palavras-chave


Formação de professores; Autoeficácia docente; Altas habilidades/superdotação; Educação Especial.