XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS EDIÇÕES DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) DOS CURSOS DE MÚSICA
Alexandre Trindade de Almeida

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Este trabalho aborda como temática a formação de educadores musicais em uma perspectiva de inclusão, justificada pela obrigatoriedade do ensino de música nas escolas e a demanda de capacitação inicial e continuada adequada para a identificação e atendimento dos alunos considerados Público Alvo da Educação Especial. O estudo problematiza a coerência das condições de avaliação ofertadas aos licenciandos em música em nível nacional, visto a necessidade de qualificação profissional dos professores de diversas áreas para efetivação de práxis inclusivas na escola. Para isso foi realizada uma análise documental com cinco edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicadas até o momento para os cursos de Música e com políticas que fomentem a necessidade de capacitação adequada para realização do atendimento educacional. Foi verificada o nível de ocorrência de questões com conteúdos relacionados à inclusão nos exames e realizado uma análise comparativa entre as edições e a legislação consultada. Os resultados reforçam a existência de uma específica lacuna da formação docente e podem fornecer subsídios para reflexão sobre a influência dos conhecimentos contemplados no Enade para os direcionamentos dos conteúdos e tópicos curriculares desses cursos, fatores que se relacionam com o nível de qualificação profissional para práticas educacionais inclusivas.


Palavras-chave


Formação de professores; Educação Inclusiva; Música;