Última alteração: 2018-04-12
Resumo
A PRODUÇÃO DE JOGOS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: CONSTRUINDO SABERES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Magno Mattos da Silva1; Vera Lucia Prudência dos Santos Caminha2
1 Mestrando do Departamento de Biologia Celular e Molecular, Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, Universidade Federal Fluminense;
2Professora Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense - Orientadora
Introdução: Durante o processo da construção dos jogos, muitas são as possibilidades de desenvolvimento, de construção e de apropriação de conceitos em diversas áreas do conhecimento. A importância do trabalho com os jogos também se faz mediante as intervenções e a mediação proposta pelo profissional responsável, despertando o sentimento não de disputa, mas através do respeito as regras, criando momentos de cooperação, de ajuda mútua, levando ao amadurecimento diante dos desafios impostos pelo ato de jogar, desenvolvendo habilidades diversas como raciocínio lógico-matemático, oralidade, memorização, lateralidade e sequenciação. Procuramos incrementar seu uso com os alunos com Deficiência Intelectual que são acompanhados nas Salas de Recursos Multifuncionais. Espaços que vieram colaborar no desenvolvimento dos alunos deficientes nas escolas, respeitando suas possibilidades e potencialidades não focando em suas “incapacidades”. Nossa proposta de pesquisa se concentra no trabalho desenvolvido com os alunos com Deficiência Intelectual que são atendidos nas SRM espaço de troca e de construção de subjetividade, possibilitando constituir-se como sujeito ativo e produtor de seu conhecimento, onde o professor possa propor ¨atividades que contribuam para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que possibilitem esse aluno organizar seu pensamento¨. (Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2010). Desta forma o trabalho com jogos se torna uma possibilidade impar na medida em que o mesmo fortalece suas vivências, sua criatividade e sua autonomia na busca de garantir verdadeiramente a apropriação, de forma lúdica, dos conhecimentos acadêmicos e na convivência com seus pares. Objetivo: Produzir jogos partindo do desenvolvimento de hipóteses e de conceitos trabalhados nos grupos avaliando de que forma esse processo pode contribuir para as aprendizagens. Método: A metodologia utilizada neste trabalho de pesquisa se voltará para as metodologias ativas dos trabalhos nos grupos e da pesquisa qualitativa para análise dos dados obtidos através de diário de bordo. Resultados: Espera-se que os professores reflitam acerca de suas práticas utilizando os jogos construídos pelos alunos como recursos geradores de discussão acerca da inclusão, percebendo suas possibilidades e potencialidades numa maneira mais eficaz da participação de todos nos processos pedagógicos inclusivos.
Palavras-chave: Produção de jogos. Deficiência Intelectual. AEE.