Última alteração: 2018-04-16
Resumo
Introdução: Este trabalho desenvolve uma pesquisa-ação na perspectiva da inclusão escolar à luz da Experiência de Aprendizagem Mediada. Objetivo: estimular a aprendizagem significativa de conceitos de Ciência da Natureza para alunos do 2º ciclo, com o objetivo de levá-los a conhecer a Física através da abordagem com experimentos simples, capazes de serem realizados tanto pelo professor quanto como pelo aluno. A relação professor e aluno estarão sob a égide dos Princípios da Experiência da Aprendizagem Mediada em Reuven Feurstein (1980-2014) e autores afins – assim, estruturando um campo eficaz para que ocorra o aprendizado significativo. Método: o método utilizado nesta pesquisa foi o experimental, pois partiu-se de um problema que foi o desconhecimento do significado das Ciências para esses discentes, propôs-se uma hipótese para resolver este problema que foi a utilização dos experimentos de baixo custo para ensinar Ciências e verificou-se através de atividades planejadas a obtenção da aprendizagem dos discentes com esta prática educativa inclusiva. Resultados: é elementar que os resultados estão se constituindo a cada passo do plano de trabalho, mas observou-se que os discentes estão correspondendo ao objetivo desta prática inclusiva, pois mostraram-se motivados durante o processo de aprendizagem. Conclusão: Nesse sentido, a realização da aprendizagem em Ciências ao nível pedagógico, irá pontuar a promoção de ações e transformações de forma crítica dentro da sala de aula, por meio da modelagem didática desenvolvida neste estudo, com o intuito de obter uma aprendizagem significativa dos discentes por meio de experimentos que aproximem a Ciência do seu cotidiano e desta forma promova uma curiosidade em aprender a importância do conhecimento científico.