XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A construção de uma política curricular para educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Mariana da cunha Sotero

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


 

Mariana da Cunha Sotero1; Eliana Jorge Briense Cunha2

marianahcunha@gmail.com.br

1 Coordenadora pedagógica da educação Especial da Coordenadoria de Educação Básica, Secretaria Municipal de ensino de Campinas; 2Coordenadora pedagógica da educação Especial, Coordenadoria de Educação Básica, Secretaria Municipal de ensino de Campinas

 



O aumento no número de matrículas de alunos com deficiência e transtornos globais (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD) nas classes comuns das escolas da Rede Municipal de Campinas (Rmec), ratificadas e fomentadas pela política federal de educação especial na perspectiva inclusiva, representou um avanço no direito de acesso a educação, e ao mesmo tempo deu visibilidade e tencionou pela dimensão qualitativa da educação, no que se refere à qualidade das práticas curriculares que acolham as necessidades educacionais de todos os alunos. Então, tornou-se um desafio para Rmec à construção de uma proposta curricular e de formação continuada de seus profissionais que articule os conhecimentos da educação especial com o da educação geral, e que avance no debate quanto as possíveis e necessárias adequações pedagógicas, a provisão de recursos e materiais, entre outros, que garantam o acesso ao currículo e permanência desses alunos nas classes comuns, desenvolvendo de fato uma educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para atender essa demanda, desde 2016, organizam-se Grupos de Trabalho, por área da deficiência, TGD e AH/SD, tendo como coordenadores professores da Rmec, para, em diálogo os profissionais da Rede, redigir uma proposta de práticas curriculares e principais caminhos para educação especial no contexto das escolas comuns. Esse trabalho, que ao mesmo tempo em que se constitui em um movimento de formação continuada dos profissionais envolvidos, busca também como resultado a elaboração de um Caderno de práticas curriculares da modalidade de educação especial. O Caderno tem por objetivo subsidiar os leitores, equipes gestoras, professores e demais implementadores das Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Rmec com conhecimentos, reflexões e práticas possíveis voltadas para a acessibilidade curricular aos alunos com deficiência, TGD e AH/SD nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos da Rmec.

 

Palavras-chave: Educação Especial. Política curricular

 




Palavras-chave


Educação Especial. Política curricular