XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A FAMÍLIA DA CRIANÇA COM AUTISMO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Thais Angélica Castanho

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Resumo: O papel da família no processo de escolarização dos filhos é muito importante, esta importância se amplia quando falamos de crianças com necessidades especiais. A família é a primeira instituição em que a criança é inserida, é ela quem vai estar presente aos primeiros sinais de desenvolvimento. Pensando neste contexto, família /escola/e atendimento clínico, este artigo tem como objetivo, investigar as percepções prévias das famílias dos alunos da escola de atendimento educacional especializado sobre o autismo, bem como identificar os desafios enfrentados por esses no processo de inclusão educacional. A pesquisa foi aplicada em uma instituição que mantêm convênio com SUS, Assistência Social, Educação (SEED) Secretaria de Educação Estadual, na cidade de Ponta Grossa - Paraná. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões abertas e fechadas e aplicado para trinta (20) pais de alunos com Transtornos do espectro autista TEA, com o intuito de investigar a percepção das famílias sobre os atendimentos realizados pela instituição. O estudo apontou que os pais têm uma percepção distorcida quando seus direitos e deveres e transferem para a instituição suas frustações e seus problemas tornando-se pouco colaborativos quanto ao atendimento de seus filhos.

 

Palavras-chave: Transtorno do espectro autista TEA; papel da família;atendimento especializado.


Palavras-chave


Palavras-chave: Transtorno do espectro autista TEA, papel da família, atendimento especializado.