Comunicação Oral
USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FISICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS | |
Talita Silva Perussi Vasconcellos, Liz Amaral Saraiva Morgado, Rosimeire Maria Orlando |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Ivone Das Dores Jesus, Joice Fernanda Pinheiro, Adriana Aguiar Silva |
PANORAMA BIBLIOMÉTRICO DAS TESES DE DOUTORADO ESPANHOLAS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS | |
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi |
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO PARA A ATENÇÃO À DIVERSIDADE NA ESPANHA: CASTILLA-LA MANCHA | |
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi |
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM UM ESTUDANTE COM SURDEZ USUÁRIO DE IMPLANTE COCLEAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Matheus Augusto Mendes Amparo, Jussara Oliveto Miralha, Klaus Schlünzen Junior |
TRADUÇÃO DE POEMAS HAICAI DE HELENA KOLODY EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL I – ÁREA DA SURDEZ COMO APOIO PEDAGÓGICO BILÍNGUE | |
Carla Tescaro Santos Lino |
Desafios no Processo de Inclusão da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo: O Uso de Tecnologias Assistivas em Ambientes Digitais de Aprendizagem | |
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Priscila Pires Alves, Patrícia Rebeca Silva Morato Mello |
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS | |
Patricia Santos de Oliveira |
AVALIAÇÃO COGNITIVA DE UMA ESCOLAR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PROVAS OPERATÓRIAS | |
Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Glorismar Gomes Silva, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil |
POLITICA EDUCACIONAL INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PANORAMA NACIONAL | |
Marília Piazzi Seno |
ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM CIDADES POPULOSAS DO ESTADO DE SÃO PAULO | |
Ana Paula Santos de Oliveira, Clairen Angélica Santiago Lima, Rosemeire de Araújo Rangni |
Experiência escolar de alunos com FLP na visão da família | |
GLORISMAR Gomes SILVA, Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil |
SITUAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE APÓS DEZ ANOS DO PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO | |
Jaqueline Santos Vargas Plaça, Shirley Takeco Gobara |
O USO DO DELINEAMENTO DO SUJEITO ÚNICO PARA AVALIAR A TAREFA MOTORA DE REBATER EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN. | |
Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Adriana Garcia Gonçalves, Manoel Osmar Seabra Junior |
CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DO TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA PROFESSORES VISANDO A INCLUSÃO | |
Pâmela Barbosa de Mendonça, Carolina Severino Lopes da Costa |
FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM TEA E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
Simone Oliveira Rinaldo, Silvia Lucato Sigolo, Evelin Rezende Piza |
DISCALCULIA: UMA ANÁLISE DE JOGOS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS | |
Patricia Ferreira Concato Souza, Roberta Negrão Araújo, Joao Coelho Neto |
RELATOS DE UM ADULTO COM SÍNDROME DE DOWN: DAS LEMBRANÇAS DA ESCOLA A PERSPECTIVAS DE TRABALHO | |
MARIA DO CARMO Lobato Silva, Waldísia Rodrigues de Lima |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | |
Wilson Nascimento da Silva, Flaviane Pelloso Molina Freitas, Jáima Pinheiro de Oliveira |
CARACTERÍSTICAS DA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: INTERAÇÕES, ESPAÇO FÍSICO E AEE | |
Camila Elidia Messias dos Santos, Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Vera Lucia Messias Fialho Capellini |
INDICADORES EDUCACIONAIS DE ACESSO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS DO CAMPO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2017) | |
Washington Cesar Shoiti Nozu, Bruno Carvalhos dos Santos |
OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA PARA CRIANÇAS COM TEA NO PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO | |
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Lúcio Mauro Rocker dos Santos, Jáima Pinheiro Oliveira |
FAMÍLIA E SUPERDOTAÇÃO: A QUESTÃO DO ASSINCRONISMO | |
Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti |
O INDICE DE BARTHEL NA AVALIACÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Simone Gomes Ghedini, Bianca Silva Souza |
INDICADORES DE BURNOUT EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Suelen Moraes Lorenzo, Ana Paula Alves Ribeiro, Nilson Rogério Silva |
VISIBILIDADE E INADEQUAÇÕES NO USO DOS TERMOS RELACIONADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATÉRIAS DE JORNAL | |
Keisyani da Silva Santos |
REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE PRECONIZADA PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA | |
Danilo Batista de Souza, Maria Almerinda de Souza Matos |
A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ENTRE A POLÍTICA E A LITERATURA CIENTÍFICA | |
Vivian Santos |
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO CICLO DE POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS | |
Ana Paula Silva Cantarelli Branco |
Pôster
Uma Família de Quebra Cabeça | |
Maria Schmidtt Bastos de Oliveira, Andréa Rizzo dos Santos |
Práticas pedagógicas musicais para o estudante com Transtorno do Espectro Autista e o uso da Comunicação Alternativa | |
Marcos Julio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO | |
Andrea Alves da Silva Soares, Miguel Claudio Moriel Chacon |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS PARA O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | |
Marcos Júlio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros |
INCLUSÃO NA CRECHE E TERAPIA OCUPACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Julia Machado Silva, Helena Martínez Avila De Mello, Fabiana Cristina Frigieri De Vitta |
SÍNDROME DE CRI DU CHAT E A UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA | |
Gabriela Ferreira Souza |
A PRODUÇÃO DE JOGOS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS CONSTRUINDO SABERES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Magno Mattos Silva |
PRÁTICA QUE OPORTUNIZA APRENDIZAGENS SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR | |
Jessica Rodrigues Santos |
A TERAPIA OCUPACIONAL E O BRINCAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS. | |
Ana Júlia Sgavioli, Bárbara Solana Scarlassara, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta |
USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Regiane Ferreira, Mariana Sampaio, Mariane Andreuzzi Araujo |
TRABALHO,SAÚDE E DEFICIÊNCIA: PANORAMA DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA | |
Maria Angela Mossini Augusto, Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ORIENTAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA GRAVIDEZ | |
Maria do Carmo Lobato Silva, Marco Aurélio Tupinambá, Waldísia Rodrigues de Lima |
INCLUSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DA PESSOA CEGA OU COM BAIXA VISÃO COM APOIO DA TECNOLOGIA | |
Karen Regiane Soriano, José Luiz Vieira de Oliveira |
PERCEPÇÃO DE MÃES DE ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR: RESULTADOS PARCIAIS | |
Ariane Marques Silva, Janáina Mossini Ireno, Luciana Ramos Baleotti |
QUESTÕES OCUPACIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E ASPECTOS DE ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM ESSE PÚBLICO | |
Anielle Mitsue Sato, Mayara Paiva Santos, Jáima Pinheiro de Oliveira |
CONCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DA INCLUSÃO NA SALA REGULAR | |
Natália Morato Mesquita Sabella, Cláudia Regina Mosca Giroto |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO DE GINÁSTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PARA AUTISTAS | |
Annye de Picoli Souza |
A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ADAPTADAS COMO SUPORTE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Ágatha Assis Bandeira dos Santos, Patrícia Tupin Martins, Mariana Monteiro |
PARTICIPAÇÃO DE ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Fernanda Carolina Toledo da Silva, Lígia Maria Presumido Braccialli |
ANÁLISE DO USO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Analiz Lazaro, Karen Regiane Soriano |
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE CIRCUITO FUNCIONAL EM ACADEMIA PARA INDIVÍDUOS COM TEA | |
Claudia Mieli Saito |
A construção de uma política curricular para educação especial na perspectiva da educação inclusiva | |
Mariana da cunha Sotero |
PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) | |
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Andréa Rizzo dos Santos |
HISTÓRIAS COM YOGA EM FAMÍLIA “DOWNS ENTRE AMIGOS” – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Fernanda Rossi, Andréia Rizzo dos Santos |
INCLUSÃO EM ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | |
Mônica Aparecida Souza da Silva, Bruno Carvalhos dos Santos, Washington Cesar Shoiti Nozu |
INOVAÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: PROTOCOLO PARA ESTIMULAÇÃO PERCEPTOMOTORA DE ESTUDANTES COM DISFUNÇÃO NEUROMOTORA E AUTISMO POR MEIO DE EXERGAMES | |
Gisele Silva Araujo, Manoel Osmar Seabra Júnior, Luciana Christine Fernandes Tanaka |
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AUTOADVOCACIA E EMPODERAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
David Lindolpho, Maewa Souza, Mariele Freitas |
PERCEPÇÃO DE NORMALIDADE, ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS E ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SEM DEFICIÊNCIA | |
Adriana Alonso Pereira, Aline Novaes Conceição, Maewa Martina Gomes da Silva Souza |
TECNOLOGIA DISPONÍVEL PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO EM AMBIENTE PROFISSIONAL | |
Karen Regiane Soriano, José Luiz Vieira de Oliveira |
PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FRENTE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO | |
Daniele Stevanato, Carla Cristine Tescaro Santos Lino, Nilson Rogério Silva |
Vídeo
OFICINA DE ADAPTAÇÃO DE TEXTOS EM LEITURA FÁCIL: ELIMINANDO BARREIRAS NO MATERIAL DIDÁTICO | |
Marcela Marques dos Santos, Mara Monteiro da Cruz |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .