Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Comunicação Oral

USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FISICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Talita Silva Perussi Vasconcellos, Liz Amaral Saraiva Morgado, Rosimeire Maria Orlando
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ivone Das Dores Jesus, Joice Fernanda Pinheiro, Adriana Aguiar Silva
PANORAMA BIBLIOMÉTRICO DAS TESES DE DOUTORADO ESPANHOLAS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO PARA A ATENÇÃO À DIVERSIDADE NA ESPANHA: CASTILLA-LA MANCHA
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM UM ESTUDANTE COM SURDEZ USUÁRIO DE IMPLANTE COCLEAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Matheus Augusto Mendes Amparo, Jussara Oliveto Miralha, Klaus Schlünzen Junior
TRADUÇÃO DE POEMAS HAICAI DE HELENA KOLODY EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL I – ÁREA DA SURDEZ COMO APOIO PEDAGÓGICO BILÍNGUE
Carla Tescaro Santos Lino
Desafios no Processo de Inclusão da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo: O Uso de Tecnologias Assistivas em Ambientes Digitais de Aprendizagem
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Priscila Pires Alves, Patrícia Rebeca Silva Morato Mello
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS
Patricia Santos de Oliveira
AVALIAÇÃO COGNITIVA DE UMA ESCOLAR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PROVAS OPERATÓRIAS
Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Glorismar Gomes Silva, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
POLITICA EDUCACIONAL INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PANORAMA NACIONAL
Marília Piazzi Seno
ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM CIDADES POPULOSAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ana Paula Santos de Oliveira, Clairen Angélica Santiago Lima, Rosemeire de Araújo Rangni
Experiência escolar de alunos com FLP na visão da família
GLORISMAR Gomes SILVA, Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
SITUAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE APÓS DEZ ANOS DO PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO
Jaqueline Santos Vargas Plaça, Shirley Takeco Gobara
O USO DO DELINEAMENTO DO SUJEITO ÚNICO PARA AVALIAR A TAREFA MOTORA DE REBATER EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN.
Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Adriana Garcia Gonçalves, Manoel Osmar Seabra Junior
CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DO TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA PROFESSORES VISANDO A INCLUSÃO
Pâmela Barbosa de Mendonça, Carolina Severino Lopes da Costa
FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM TEA E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Simone Oliveira Rinaldo, Silvia Lucato Sigolo, Evelin Rezende Piza
DISCALCULIA: UMA ANÁLISE DE JOGOS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS
Patricia Ferreira Concato Souza, Roberta Negrão Araújo, Joao Coelho Neto
RELATOS DE UM ADULTO COM SÍNDROME DE DOWN: DAS LEMBRANÇAS DA ESCOLA A PERSPECTIVAS DE TRABALHO
MARIA DO CARMO Lobato Silva, Waldísia Rodrigues de Lima
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Wilson Nascimento da Silva, Flaviane Pelloso Molina Freitas, Jáima Pinheiro de Oliveira
CARACTERÍSTICAS DA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: INTERAÇÕES, ESPAÇO FÍSICO E AEE
Camila Elidia Messias dos Santos, Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
INDICADORES EDUCACIONAIS DE ACESSO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS DO CAMPO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2017)
Washington Cesar Shoiti Nozu, Bruno Carvalhos dos Santos
OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA PARA CRIANÇAS COM TEA NO PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Lúcio Mauro Rocker dos Santos, Jáima Pinheiro Oliveira
FAMÍLIA E SUPERDOTAÇÃO: A QUESTÃO DO ASSINCRONISMO
Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti
O INDICE DE BARTHEL NA AVALIACÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Simone Gomes Ghedini, Bianca Silva Souza
INDICADORES DE BURNOUT EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Suelen Moraes Lorenzo, Ana Paula Alves Ribeiro, Nilson Rogério Silva
VISIBILIDADE E INADEQUAÇÕES NO USO DOS TERMOS RELACIONADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATÉRIAS DE JORNAL
Keisyani da Silva Santos
REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE PRECONIZADA PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Danilo Batista de Souza, Maria Almerinda de Souza Matos
A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ENTRE A POLÍTICA E A LITERATURA CIENTÍFICA
Vivian Santos
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO CICLO DE POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Ana Paula Silva Cantarelli Branco

Pôster

Uma Família de Quebra Cabeça
Maria Schmidtt Bastos de Oliveira, Andréa Rizzo dos Santos
Práticas pedagógicas musicais para o estudante com Transtorno do Espectro Autista e o uso da Comunicação Alternativa
Marcos Julio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO
Andrea Alves da Silva Soares, Miguel Claudio Moriel Chacon
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS PARA O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Marcos Júlio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros
INCLUSÃO NA CRECHE E TERAPIA OCUPACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Julia Machado Silva, Helena Martínez Avila De Mello, Fabiana Cristina Frigieri De Vitta
SÍNDROME DE CRI DU CHAT E A UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA
Gabriela Ferreira Souza
A PRODUÇÃO DE JOGOS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS CONSTRUINDO SABERES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Magno Mattos Silva
PRÁTICA QUE OPORTUNIZA APRENDIZAGENS SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR
Jessica Rodrigues Santos
A TERAPIA OCUPACIONAL E O BRINCAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS.
Ana Júlia Sgavioli, Bárbara Solana Scarlassara, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Regiane Ferreira, Mariana Sampaio, Mariane Andreuzzi Araujo
TRABALHO,SAÚDE E DEFICIÊNCIA: PANORAMA DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA
Maria Angela Mossini Augusto, Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ORIENTAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA GRAVIDEZ
Maria do Carmo Lobato Silva, Marco Aurélio Tupinambá, Waldísia Rodrigues de Lima
INCLUSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DA PESSOA CEGA OU COM BAIXA VISÃO COM APOIO DA TECNOLOGIA
Karen Regiane Soriano, José Luiz Vieira de Oliveira
PERCEPÇÃO DE MÃES DE ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR: RESULTADOS PARCIAIS
Ariane Marques Silva, Janáina Mossini Ireno, Luciana Ramos Baleotti
QUESTÕES OCUPACIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E ASPECTOS DE ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM ESSE PÚBLICO
Anielle Mitsue Sato, Mayara Paiva Santos, Jáima Pinheiro de Oliveira
CONCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DA INCLUSÃO NA SALA REGULAR
Natália Morato Mesquita Sabella, Cláudia Regina Mosca Giroto
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO DE GINÁSTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PARA AUTISTAS
Annye de Picoli Souza
A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ADAPTADAS COMO SUPORTE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Ágatha Assis Bandeira dos Santos, Patrícia Tupin Martins, Mariana Monteiro
PARTICIPAÇÃO DE ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Fernanda Carolina Toledo da Silva, Lígia Maria Presumido Braccialli
ANÁLISE DO USO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Analiz Lazaro, Karen Regiane Soriano
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE CIRCUITO FUNCIONAL EM ACADEMIA PARA INDIVÍDUOS COM TEA
Claudia Mieli Saito
A construção de uma política curricular para educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Mariana da cunha Sotero
PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Andréa Rizzo dos Santos
HISTÓRIAS COM YOGA EM FAMÍLIA “DOWNS ENTRE AMIGOS” – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Fernanda Rossi, Andréia Rizzo dos Santos
INCLUSÃO EM ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Mônica Aparecida Souza da Silva, Bruno Carvalhos dos Santos, Washington Cesar Shoiti Nozu
INOVAÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: PROTOCOLO PARA ESTIMULAÇÃO PERCEPTOMOTORA DE ESTUDANTES COM DISFUNÇÃO NEUROMOTORA E AUTISMO POR MEIO DE EXERGAMES
Gisele Silva Araujo, Manoel Osmar Seabra Júnior, Luciana Christine Fernandes Tanaka
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AUTOADVOCACIA E EMPODERAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
David Lindolpho, Maewa Souza, Mariele Freitas
PERCEPÇÃO DE NORMALIDADE, ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS E ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SEM DEFICIÊNCIA
Adriana Alonso Pereira, Aline Novaes Conceição, Maewa Martina Gomes da Silva Souza
TECNOLOGIA DISPONÍVEL PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO EM AMBIENTE PROFISSIONAL
Karen Regiane Soriano, José Luiz Vieira de Oliveira
PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FRENTE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Daniele Stevanato, Carla Cristine Tescaro Santos Lino, Nilson Rogério Silva

Vídeo

OFICINA DE ADAPTAÇÃO DE TEXTOS EM LEITURA FÁCIL: ELIMINANDO BARREIRAS NO MATERIAL DIDÁTICO
Marcela Marques dos Santos, Mara Monteiro da Cruz


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .