Comunicação Oral
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ANÁLISE QUALITATIVA DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS | |
Claudia Miharu Togashi, Gerusa Pontes Moura, Cátia Crivelenti Walter |
USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FISICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS | |
Talita Silva Perussi Vasconcellos, Liz Amaral Saraiva Morgado, Rosimeire Maria Orlando |
INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA PÚBLICA: RELATOS DA FAMÍLIA | |
Eduarda de Souza Morais, Rafaella Sá Veloso |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EFETIVOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO | |
Joice Daiane Muniz |
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM UM ESTUDANTE COM SURDEZ USUÁRIO DE IMPLANTE COCLEAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Matheus Augusto Mendes Amparo, Jussara Oliveto Miralha, Klaus Schlünzen Junior |
ESTRATÉGIA DE LOCOMOÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES: OPINIÃO DE ALUNOS CEGOS ACERCA DO USO DO MAPA MENTAL | |
Loiane Maria Zengo Orbolato, Maria Luíza Salzani Fiorini, Eduardo José Manzini |
ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O USO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR | |
Camila Rodrigues Costa, Eduardo José Manzini |
PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO SEMIPRESENCIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Gislaine Ferreira Menino-Mencia |
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: QUE ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA CURRICULAR NAS SRM? | |
Kelly Paixão de Castro, Amélia Maria Araújo Mesquita |
DESENVOVIMENTO DE FERRAMENTA EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA REGISTRO DE LEITURA DE HISTORIA INFANTIL | |
ROGERIO SANTOS FERREIRA, REGINA KEIKO KATO MIURA |
ASPECTOS FACILITADORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA | |
VERA LUCIA MENDONÇA NUNES |
INGRESSO DE ESTUDANTES SURDOS AO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO | |
Marcília Correia de Souza, VANESSA APARECIDA PALERMO, SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS |
A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO E A PARTICIPAÇÃO DE SEUS PAIS NA REDE SOCIAL | |
Wanderleia da Silva Antunes Medeiros, Ronaldo Anderson de Medeiros |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Thereza Makibara Ribeiro |
PERFIL PROFISSIONAL DOS CUIDADORES ESCOLARES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Márcia Helena da Silva Melo |
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO INCLUSIVO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Sani de Carvalho Rutz da Silva, Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira |
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA PARA ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Érika Rímoli Mota da Silva, Lidia Maria Marson Postalli |
CARACTERÍSTICAS DA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: INTERAÇÕES, ESPAÇO FÍSICO E AEE | |
Camila Elidia Messias dos Santos, Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Vera Lucia Messias Fialho Capellini |
REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE PRECONIZADA PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA | |
Danilo Batista de Souza, Maria Almerinda de Souza Matos |
ENSINO SUPERIOR: A INDISSOCIAÇÃO ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CONTEXTO INCLUSIVO NO NEPPD/FACED/UFAM | |
Maria Almerinda de Souza Matos, Jáima Pinheiro de Oliveira, Wania Ribeiro Fernandes |
Pôster
Monitoria em Mediação Escolar: um relato de experiência | |
SANDRA REGINA BARBOSA, FELIPE RODRIGUES MARTINS |
FORMAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES | |
Bárbara Amaral Martins, Miguel Claudio MorieL Chacon |
A MÚSICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES | |
MARIANA MARTINS MOURO, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta, Eduarda Ferreira Arf da Silva |
A ESCRITA E REESCRITA CRIATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO INCLUSIVO | |
Regina Keiko Kato Miura, Stephanie dos Santos Caetano, Camila Bigelli |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CRECHE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS | |
Carla Francielly Martini Novaes, Girlene de Albuquerque Cruz, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta |
ANÁLISE DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE UNIVERSITÁRIOS SURDOS | |
VANESSA APARECIDA PALERMO, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INDÍGENA: APONTAMENTOS DAS PESQUISAS BRASILEIRAS | |
Ana Carolina Machado Ferrari, Francisco Ângelo Coutinho, Mônica Maria Farid Rahme |
PERFIL SENSORIAL DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL | |
Rubiana Cunha Monteiro, Camila Boarini dos Santos |
A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR E OS SENTIDOS DO NÃO APRENDER | |
Jaqueline Belga Marques, Claudia Mosca Giroto |
A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ADAPTADAS COMO SUPORTE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Ágatha Assis Bandeira dos Santos, Patrícia Tupin Martins, Mariana Monteiro |
USO DO INSTRUMENTO SOTU BR NA PRESCRIÇÃO DE TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO | |
Lígia Maria Presumido ´Braccialli, Gabriele Barbaresco Rabadan, Marina Gouvea Malheiros |
A PRESENÇA DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR NA PRODUÇÃO CIÊNTIFICA | |
Everton Santana Oliveira, Patrícia Tupin Martins, Jaima Pinheiro Oliveira |
A ARTE-EDUCAÇÃO AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA A CRIANÇA COM TEA | |
Carlos André Marques |
O USO DO PRONARRAR E ADAPTAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA EM SUJEITOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO | |
Emely Kelly Oliveira, Flaviane Pelloso Mollina Freitas |
O PAPEL DO PROFESSOR NA IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
Maria Beatriz Campos de Lara Barbosa Marins Peixoto, Victor Alexandre Barreto da Cunha, Camila Elidia Messias dos Santos |
PROGRAMA DE EVIDÊNCIAS GLOBAIS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS UNIVERSIDADES | |
Eliane Regina Titon Hotz, Tatiana Izabele Jaworki de Sá Riechi, Laura Ceretta Moreira |
Oficinas pedagógicas e a inclusão de autistas na rede regular: desafios e possibilidades | |
Marcela Scotti Marin Silva |
ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM | |
Marisa Mendes Machado de Souza |
MATRÍCULAS DE ESTUDANTES DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Patrícia Tupin Martins, Analiz Lazaro, Mariana Ferreira Monteiro |
Vídeo
Retrato da Acessibilidade no ensino superior | |
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Lúcia Pereira Leite, Ana Paula Camilo Ciantelli |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .