Última alteração: 2018-04-17
Resumo
O atendimento aos alunos público-alvo da educação especial em salas regulares na escola comum tem trazido à tona inúmeros desafios aos professores e isso não é diferente nas aulas de Educação Física. Para atender as demandas atuais com base no que regem as políticas públicas de inclusão, se faz necessária a revisão dos fundamentos teórico-práticos que orientam a formação de professores na área da Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva. Desse modo, alguns aspectos relacionados a formação inicial de professores, devem ser melhor discutidos. Esse estudo averiguou o que dizem os coordenadores de curso sobre a oferta de conteúdos e/ou disciplinas de Educação Inclusiva na formação inicial do professor de educação física. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturas com os coordenadores dos cursos. As entrevistas foram transcritas na íntegra e examinadas com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. As análises das entrevistas apontam que os coordenadores apresentavam pouquíssimo conhecimento acerca das normativas relacionadas à educação inclusiva, e isso pode ser atribuído ao fato da pessoa com deficiência ter chegado recentemente ao ensino superior, uma vez que a educação especial era vista apenas por um público que tinha interesse específico na área. No entanto, reconhecem as ações promovidas pela IES para capacitar minimamente os alunos no que refere ao atendimento do público-alvo da educação especial. Ressaltam ainda que embora sejam poucas e pontuais as disciplinas e ações desenvolvidas pelas IES, estas contribuem de maneira significativa no processo de formação dos futuros professores. Novos estudos são necessários para dar voz aos professores, graduandos e egressos a fim de alargar a compreensão de como tem sido tratado e/ou considerado esse tema na formação inicial educador físico, nas universidades públicas no Brasil.