XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL DE ADULTOS COM SÍNDROME DE DOWN
Aline Tizato de Souza, Andreza Cristina Rodrigues, Camila Rodrigues Costa

Última alteração: 2018-04-06

Resumo


A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo podendo afetar a parte intelectual e as habilidades motoras quando não estimulado precocemente. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi descrever a contribuição da dança na construção da consciência corporal de adultos com Síndrome de Down. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, do tipo pesquisa-ação. Participaram do estudo, quatro adultos com diagnóstico de Síndrome de Down, regularmente matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os critérios para seleção dos participantes foram: 1) ser voluntário; 2) possuir o diagnóstico de Síndrome de Down; 3) possuir idade superior a 30 anos. Para coleta de dados foram aplicados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Posteriormente, foram realizadas sete intervenções por meio da dança, uma vez por semana na própria instituição, com duração de 90 minutos. Após as intervenções foram reaplicados os testes. Como forma de registro foi utilizada notas de campo do que foi observado em relação ao desenvolvimento da consciência corporal dos participantes. Os dados da escala foram tratados e analisados com base nos parâmetros propostos na EDM e as notas de campo foram descritas e apresentadas. Identificou-se melhora na motricidade fina, equilíbrio, esquema corporal e organização temporal. Conclui-se que um programa de dança elaborado e aplicado para adultos com Síndrome de Down pode contribuir na construção da consciência corporal dos mesmos.


Palavras-chave


Educação Especial; Síndrome de Down; Dança.