XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE
Maria Isabel Sousa Vidal, Camila Mugnai Vieira, Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: Sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contato e intimidade. Relaciona-se aos pensamentos, aos sentimentos, às ações e às interações sociais. A Educação em Saúde possibilita tornar audível a voz dos indivíduos como cidadãos, devendo promover situações de aprendizagem e reflexão sem emitir juízo de valor. Estudos mostram que pessoas com deficiências têm pouco acesso a informações sobre sexualidade ou ainda, que apresentam concepções equivocadas, o que as leva a situações de risco e vulnerabilidade. Objetivo: analisar concepções e vivências em relação à sexualidade de pessoas com deficiência auditiva de uma comunidade do interior paulista. Método: participaram 20 pessoas com deficiência auditiva de uma comunidade de surdos de um município de médio porte do interior paulista, por meio da aplicação de dois instrumentos elaborados pelas pesquisadoras, baseados em estudos prévios e testados anteriormente em estudo piloto, um questionário e um roteiro de entrevistas. Aplicou-se o questionário para caracterização dos participantes e realizaram-se entrevistas individuais com os mesmos. Os participantes fluentes em português responderam aos questionários sozinhos e para os demais e durante as entrevistas, colaboraram intérpretes de Língua Brasileira de Sinais. As traduções para o português foram registradas nos instrumentos. As respostas quantitativas foram analisadas por estatística descritiva e as qualitativas passaram por análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: os resultados indicaram conhecimento limitado e até confuso em relação à sexualidade; busca de informações especialmente junto à família e mídia e pouco junto à educadores e profissionais de saúde; vivência ativa de sua sexualidade com satisfação, porém exposição a situações de risco e pouco acesso à Educação Sexual e ações de promoção e prevenção de saúde. Conclusão: este estudo amplia o conhecimento sobre as demandas desta população e pode subsidiar ações mais eficazes de educação em saúde, especialmente, Educação Sexual, considerando aspectos biológicos, psicológicos e sociais.


Palavras-chave


Sexualidade; Educação em Saúde; Pessoas com Deficiência Auditiva.