XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS PARA O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Marcos Júlio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista é um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento especificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que compreende um grupo de condições com início no período do desenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação social e na interação social, acompanhados por comportamentos repetitivos, interesses restritos e insistência nos mesmos afazeres. A presente comunicação é parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo é relatar as práticas pedagógicas musicais aplicadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando sistemas de comunicação alternativa. As práticas pedagógicas musicais foram realizadas, inicialmente, em um estudo piloto, com um estudante do sexo masculino com 9 anos de idade, com finalidade de promover o desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais. Após a análise de dados do referido estudo, estabeleceu-se uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa com base em um estudo longitudinal, experimental, participante, exploratório, com levantamento de dados por documentação direta, amostragem por conveniência não probabilística, e a utilização de grupo-controle. Participaram da pesquisa de campo 16 indivíduos com TEA. Os participantes selecionados para a pesquisa de campo foram randomicamente divididos em dois grupos. O grupo-experimental, composto por 9 meninos, recebeu aula de música com suporte de Comunicação Alternativa, sendo que o grupo-controle, composto por 6 meninos e 1 menina, recebeu aulas de música sem este o suporte. Inicialmente, as amostras de pesquisa foram submetidas a aplicação do teste de música Avaliação Auditiva de Sequência Sonoro Musical (AASSM), destinado a sondagem e reconhecimento das habilidades de cada aluno. Em seguida, as amostras participaram de seis aulas de música individuais de 30 minutos, e ao final das intervenções, o teste de música foi refeito, com a finalidade de comensurar o escore de cada participante, assim como do grupo, e diante dos resultados, traçou-se as variantes de todo o processo estatístico. Os resultados parciais apontam uma melhora no rendimento musical, bem como atitudinal e social do educando.Este estudo é fundamentado em teóricos que se dedicam a este campo de estudo: DELIBERATO (2007), DUARTE (2016), LOURO (2006, 2012), SCHWARTZMAN (2011).



Palavras-chave


Educação musical inclusiva; transtorno do espectro autista; comunicação alternativa.