Última alteração: 2018-04-10
Resumo
Este estudo resulta de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão, e tem por objetivo analisar as representações sociais dos docentes do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão sobre os desafios da inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino Superior. O universo amostral é constituído por professores do referido curso e um aluno deficiente visual. A pesquisa apóia-se nos princípios emanados da Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Serge Moscovici, em 1961, tendo em vista que os mesmos se coadunam com os estudos desenvolvidos pela pesquisa. Como procedimento metodológico, utiliza a abordagem qualitativa, além de pesquisa bibliográfica e documental, aplica a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), para a análise das entrevistas semiestruturadas e dos questionários de perfil aplicados junto aos atores envolvidos na pesquisa, bem como entrevista em profundidade feita com o aluno incluído. A pesquisa deixa transparecer algumas representações dos sujeitos em análise e constata que os professores estão sensíveis à causa da inclusão, mesmo reconhecendo a falta de formação na área da educação inclusiva. Aponta que os sujeitos investigados acreditam que é possível e necessário adotar medidas que possam contornar as limitações relativas aos processos de formação a que foram submetidos. Destaca que a exposição dos professores e do aluno às adversidades referentes à inclusão, nas instituições educacionais, gera aspectos positivos em relação ao trato dos alunos com deficiência.