XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SERVIÇO DE CLASSE HOSPITALAR: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Aline Ferreira Rodrigues Pacco, Adriana Garcia Gonçalves

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


A classe hospitalar pode ser definida como um apoio pedagógico especializado, sendo uma alternativa de atendimento educacional para alunos com impossibilidades de frequentar a escola por decorrência de períodos longos de internação, desta forma, o presente estudo tem por objetivo documentar as publicações referente às práticas pedagógicas empregadas no serviço de classe hospitalar entre os anos de 2013 a 2017. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, em que foram realizadas buscas em quatros principais bases de dados nacionais, sendo elas; Portal de periódicos da Capes, Scielo, Google Acadêmico e Lilacs. Foram utilizados os seguintes descritores: Classe Hospitalar, Atendimento Educacional Hospitalar e Atendimento educacional aos alunos em tratamento de saúde.As buscas resultaram em 913 achados, contudo 192 trabalhos foram selecionados, considerando que realmente tratavam da temática do atendimento educacional hospitalar e 113 destes foram o foco desta pesquisa, pois abordavam o tema das práticas pedagógicas dentro da classe hospitalar. Pode-se concluir que a grande maioria dos professores de classes hospitalares utilizam do lúdico para desenvolver seu trabalho, objetivando minimizar os aspectos negativos que o hospital pode representar na vida dos sujeitos. Além disso, nota-se que a escuta sensível é algo presente na prática do professor, considerando que o mesmo, por meio do trabalho pedagógico auxilia em aspectos sociais e emocionais das crianças e jovens hospitalizados.

Palavras-chave


Educação Especial; Classe Hospitalar; Práticas Pedagógicas