XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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Práticas pedagógicas musicais para o estudante com Transtorno do Espectro Autista e o uso da Comunicação Alternativa
Marcos Julio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros

Última alteração: 2018-04-23

Resumo


O presente artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo é relatar as práticas pedagógicas musicais aplicadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando sistemas de comunicação alternativa. As práticas pedagógicas musicais foram realizadas com um estudante do sexo masculino com 9 anos de idade, sendo que as aulas ocorreram individualmente e em contexto de aprendizagem especializado, com finalidade de promover o desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais. Este estudo é fundamentado em teóricos que se dedicam a análise deste campo de estudo: DELIBERATO (2007), DUARTE (2016), LOURO (2006, 2012), SCHWARTZMAN (2011).



Palavras-chave


educação musical inclusiva; transtorno do espectro autista; comunicação alternativa