Última alteração: 2018-04-13
Resumo
O presente trabalho destaca a necessidade de se compreender melhor o contexto educacional que envolve os alunos com altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, tem como objetivo apresentar o conceito legal e teórico de altas habilidades/superdotação, explanando sobre algumas práticas educacionais e acerca da formação docente no cenário da inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa documental (fontes primárias) e bibliográfica (fontes secundárias), de abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Os procedimentos para coleta e sistematização dos dados documentais e bibliográficos envolverão: seleção das fontes, leitura e fichamentos, de modo a oportunizar a organização das informações. Os dados foram sistematizados e analisados em três eixos: a) conceito de altas habilidades/superdotação; b) aspectos educacionais das altas habilidades/superdotação; c) formação docente e inclusão. Conclui-se que alunos que apresentam características relacionadas as altas habilidades/superdotação precisam de apoio para desenvolver suas potencialidades, o que exige da escola e do educador a busca por meios que favoreçam e aprimorem suas potencialidades. Além disso, vale ressaltar que o atendimento a alunos com altas habilidades/superdotação solicita do educador condições para que possa identificar suas características. Para tanto, é fundamental uma formação específica para que o educador compreenda a complexidade da educação, além disso, o professor precisa estar atento a seu aluno, buscando perceber suas necessidades fugindo da tradicional postura de “estereotipar” indivíduos que apresentam comportamentos diferentes.