XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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VISIBILIDADE E INADEQUAÇÕES NO USO DOS TERMOS RELACIONADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATÉRIAS DE JORNAL
Keisyani da Silva Santos

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


O presente trabalho tem como descrever e analisar a visibilidade e os termos relacionados às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação em matérias veiculadas em jornal impresso. Com base nos postulados da Nova História (LE GOFF, ), o percurso metodológico foi elaborado e desenvolvido. Utilizamos como fonte histórica o jornal impresso O Estado de São Paulo, em suas duas edições diárias, a nacional e a local- de São Paulo, no período de 1997 a 2004. O processo de análise envolveu a categorização dos textos, de acordo com o conteúdo, identificando e analisando os termos empregados para se referir às pessoas público-alvo da educação especial. Com base nos textos publicados no jornal impresso OESP, identificou-se que entre o público-alvo da Educação Especial a condição de deficiência foi disparadamente a mais abordada e, portanto, obteve maior visibilidade. No entanto o jornal esbarra na questão da terminologia, pois as referências ao público-alvo da Educação Especial foram feitas, na grande maioria, de forma inadequada e sem a devida atualização de termos, utilizando termos ultrapassados e obsoletos

 


Palavras-chave


Educação Especial. Jornal impresso. terminologia.