Última alteração: 2018-04-13
Resumo
O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, prevê a necessidade de estudos visando desenvolver procedimentos e instrumentos de avaliação e acompanhamento das metas estabelecidas das políticas educacionais para os próximos 10 anos. O atual modelo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) possui um caráter de tamanho único, o qual vem se mostrando insuficiente para atender os alunos e também não exequível tal como previsto pelo professor de educação especial. Sendo assim, o presente estudo estudo teve como objetivo elaborar um instrumento fechado que permita avaliar a política de inclusão escolar sob a perspectiva do professor que atua no AEE ou serviço similar que promova suporte público aos alunos PAEE. Realizou-se uma pesquisa colaborativa de abordagem multimétodo e a construção do questionário foi dividida em quatro etapas: Levantamento e leitura de material científico e legislativo sobre o tema; Checagem dos construtos do questionário; Checagem dos itens do questionário e aperfeiçoamento da versão final; e Validação dos itens. Os resultados demonstraram a necessidade da literatura para complementar o que está previsto pela política, tanto no que tange a brevidade das informações previstas pelos textos legislativos que dão margens a diferentes interpretações, quanto no que diz respeito a outras formas de suporte para o alunado PAEE. Houve preocupação com questões de aplicabilidade do questionário e produção do mesmo considerando aspectos que o tornassem passível de ser aplicável em larga escala, diminuindo ao máximo a taxa de inconsistência nas respostas dos participantes e futuro cruzamento de dados com outros questionários que tem como foco atores como, por exemplo, o professor comum. A versão na íntegra do questionário está com publicação prevista para junho de 2018. Espera-se que este estudo instigue curiosidade pelo tema e leve a novos estudos tanto de apoio à validação do instrumento elaborado quanto de elaboração de outros similares.