XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Tiarles Mirlei Piaia

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


A educação inclusiva na Educação de Jovens e Adultos –EJA foi o tema central deste estudo. Para tal buscou identificar na legislação vigente e na literatura da área orientações acerca do atendimento aos alunos pertencentes ao público alvo da educação especial nesta modalidade de ensino. Como método constituiu-se em um estudo documental e bibliográfico de cunho qualitativo. Na investigação documental priorizou leis, decretos e resoluções nacionais e internacionais que tratassem sobre a educação inclusiva e a educação de jovens e adultos. A investigação bibliográfica, por sua vez, subsidiou a análise de tais documentos. No que tange a legislação identificou-se base legal para a oferta da educação inclusiva nesta modalidade de ensino, haja vista o conteúdo apresentado no documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva publicado no ano de 2008. O mesmo caracteriza a educação especial como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e modalidades. Apresenta um parágrafo específico dedicado ao atendimento na modalidade de jovens e adultos onde assegura ações da educação especial que possibilitam a ampliação de oportunidades de escolarização, formação para ingresso no mundo do trabalho e efetiva participação social. No Decreto nº 7.611\2011 identificou-se prerrogativa que assegura condições para a continuidade de estudos nos diversos níveis, etapas e modalidades. Através da análise dos referenciais teóricos inferiu-se a necessidade de maiores discussões sobre a temática em questão, com destaque às especificidades dos educandos público alvo da educação especial que frequentam a Educação de Jovens e Adultos, planejamento do trabalho pedagógico e prática escolares inclusivas, bem como, políticas públicas efetivamente comprometidas com a garantia da  escolarização, bem como, ingresso no mundo do trabalho.


Palavras-chave


Educação Especial; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos