XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
ENSINO SUPERIOR: A INDISSOCIAÇÃO ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CONTEXTO INCLUSIVO NO NEPPD/FACED/UFAM
Maria Almerinda de Souza Matos, Jáima Pinheiro de Oliveira, Wania Ribeiro Fernandes

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma sintetizada, um pouco das atividades de ensino-pesquisa-extensão que vem sendo desenvolvida desde 2001 no NEPPD-Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Baseadas na  pesquisa qualitativa, nossa pesquisa se desenvolveu por meio do Estudo de Caso. Verificamos alguns resultados enriquecedores de uma experiência de vivência no contexto da educação inclusiva que envolve graduandos, mestrandos,doutorandos, docentes universitários e professores da rede municipal de Manaus e crianças com deficiência, no desafio de suas próprias capacidades , das suas potencialidades e do respeito e da aceitação das limitações de cada um.Percebemos como a extensão na Universidade articula de maneira educativa o ensino e a pesquisa de maneira que estejam realizando ações associadas, tendo a potencialidade de viabilizar relações que transformam os espaços, oportunizando aos estudantes pesquisadores a aproximação da ciência no atendimento à comunidade, no cotidiano escolar, com a prática necessária a ação científica.

Baseadas na pesquisa qualitativa, nossa pesquisa se desenvolveu por meio do Estudo de Caso.


Palavras-chave


Formação Inicial; Formação Continuada; Universidade