XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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APRENDIZAGEM DA LEITURA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM RELATO DE CASO
Marilia Bazan Blanco, Michele Costa de Souza, Roberta Negrão de Araújo

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


A Deficiência Intelectual é um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, caracterizada por déficits intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. O indivíduo com deficiência intelectual possui alterações estruturais e funcionais que podem comprometer sua aprendizagem, necessitando de estratégias diferenciadas para que possa aprender e se desenvolver no ambiente educacional.  Assim, o presente relato de caso tem como objetivo descrever a avaliação e intervenção psicopedagógica de uma criança com deficiência intelectual e dificuldades acentuadas em aprendizagem. Foram realizados, ao todo, 20 atendimentos individuais, sendo dez para a avaliação psicopedagógica e dez de intervenção pedagógica, que tiveram como base atividades cujo objetivo era desenvolver a consciência fonológica, o conhecimento das letras do alfabeto e seus respectivos sons, trabalhar com sílabas, palavras e frases, assim como atividades voltadas especificamente para a leitura, como a realização de leituras compartilhadas e interpretação de texto. Identificou-se que o trabalho com consciência fonológica, o ensino a partir das vogais e das letras de relação biunívocas, o trabalho com letras, sons, sílabas e palavras e a utilização de materiais manipuláveis apresentou-se como uma proposta apropriada para o ensino de crianças com deficiência intelectual. No entanto, entende-se que, em decorrência de suas dificuldades acentuadas, o período de intervenção não foi suficiente, sendo necessário um acompanhamento durante todo o ano letivo.

 


Palavras-chave


Deficiência intelectual; Leitura; Avaliação psicopedagógica