Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Introdução: As atitudes sociais são predisposições favoráveis ou desfavoráveis em relação a uma pessoa, um grupo ou um fenômeno, tendo elementos cognitivos, afetivos e comportamentais. A qualidade dos atendimentos em saúde junto aos usuários com deficiência está relacionada às atitudes sociais dos profissionais em relação à inclusão. As Diretrizes Curriculares dos cursos de saúde apontam a importância da diversidade e da comunicação nos currículos. Objetivo: Avaliar as atitudes sociais de estudantes de medicina em relação à inclusão. Método: Participaram 75 estudantes do primeiro ano de uma faculdade de medicina do interior paulista. Os estudantes responderam à Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). Foram calculados os escores totais de cada estudante e feitos cálculos estatísticos para comparação de grupos quanto ao gênero e à idade. Resultados: A idade dos estudantes variou de 17 a 37 anos, com média de 20 e desvio padrão de 2,8. Foram 45 do gênero feminino e 30 do masculino. Os escores variaram de 119 a 149, com mediana 140, quartis 1 e 3 de 131 e 144, respectivamente. Com relação à idade, não houve diferença estatisticamente significante no que tange às atitudes sociais, porém, quanto ao gênero, a diferença foi estatisticamente significante (p= 0,0045), tendo as estudantes do gênero feminino apresentado atitudes sociais mais favoráveis à inclusão do que os estudantes do gênero masculino. Conclusão: A pesquisa posteriormente irá analisar os efeitos de um curso de Libras com atividades práticas de contato com surdos nas atitudes sociais dos estudantes, avaliar outras variáveis, como concepções e comunicação e aplicar a ELASI em estudantes de outras séries.