Última alteração: 2018-04-13
Resumo
O aluno com altas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), público-alvo da Educação Especial, caracteriza-se pela presença concomitante de capacidade acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade. Neste sentido, o professor possui importante papel na identificação desses alunos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar as principais características atribuídas pelos professores aos alunos com indicadores de AH/SD. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo documental. Participaram do estudo dez professores de alunos com indicadores de AH/SD. A coleta de dados foi realizada com base em relatos de professores presentes nos prontuários desses alunos encaminhados a uma clínica escola de uma universidade do interior do estado de São Paulo. Os resultados apontam que as principais características atribuídas pelos professores aos alunos com indicadores de AH/SD consistem na facilidade em aprender; repertório elaborado de habilidades sociais; habilidades superiores nas áreas de comunicação e criatividade; inteligência acima da média e comprometimento com a tarefa. Por fim, pode-se inferir que os professores envolvidos com esses alunos estão sendo capacitados sobre o assunto de forma a conseguir identificá-los, entretanto, o número esperado de alunos com AH/SD ainda está abaixo do estimado, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Desse modo, por ser os professores um dos principais responsáveis pelo apontamento desse alunado, torna-se necessário a ampliação de formação profissional destinada à identificação deste público-alvo da educação especial em sala de aula.