Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema atual que interfere no ambiente escolar, principalmente pelos efeitos que pode ocasionar quando suas características não são devidamente conhecidas e reconhecidas, trazendo prejuízos que poderão afetar o aluno no seu desempenho cognitivo, emocional e social, na escola, na família e com seus pares. O grande aumento de diagnósticos deste transtorno em crianças em idade escolar resulta no aumento considerável de medicalização nos últimos anos. Objetivo: A proposta para este trabalho é realizar uma pesquisa com os professores de uma determinada escola buscando identificar a quantidade de alunos que utilizam medicamentos para controle do comportamento e qual a concepção desses professores sobre o TDAH, visando colaborar na compreensão deste transtorno e na escolarização das crianças. Método: A base metodológica que direciona esta pesquisa é o estudo de caso, por este motivo, foi selecionada uma unidade escolar da rede municipal de educação de São José do Rio Preto-SP. Com esta proposta metodológica pretende-se analisar com maior especificidade a realidade vivenciada pelos professores no cotidiano escolar. Desta forma, por meio de questionários e observação do cotidiano da escola, busca-se atender aos objetivos propostos por esta pesquisa. Resultados: Espera-se que estes estudos e conceitos atuais, colaborem na compreensão do TDAH e do processo de medicalização e, desta forma, busca-se o entendimento e alternativas para que as crianças diagnosticadas com este transtorno tenham uma avaliação e escolarização adequadas. Conclusão: Tendo em vista a formação de professores, que são responsáveis pela maioria dos encaminhamentos de alunos para a ajuda especializada, o tema é de extrema importância aos pesquisadores e educadores atuais devido à demanda existente, principalmente pela vulnerabilidade sociocultural dos familiares para compreenderem o assunto proposto.