Última alteração: 2018-04-13
Resumo
RESUMO
Introdução: Atualmente vivemos em uma sociedade que utiliza inúmeros recursos tecnológicos para facilitar os serviços, proporcionar conhecimento e entretenimento para os seres humanos, nesse sentido a escola especial possui a missão de ensinar os alunos a viver em sociedade, para isso deve ensina-los a utilizar as tecnologias, estas podem contribuir para melhorar o aprendizado e até tornar possível o aprender para aqueles que possuem mais dificuldade. Objetivo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática sobre o uso da tecnologia no ensino especial listando os recursos disponíveis para os professores em suas respectivas áreas de deficiência. Método: A pesquisa bibliográfica foi realizada mediante a busca eletrônica de artigos relacionados a Tecnologias Assistivas. Foram selecionadas publicações que focassem a importância da tecnologia para alunos especiais. A mostra compreendeu artigos selecionados com os seguintes critério. Recursos e equipamentos da tecnologia assistiva para a educação, para as escolas especiais e regulares. Resultados: Conforme os livros e artigos analisados foram encontrados inúmeros recursos das Tecnologias Assistivas, a própria literatura destaca a importância deste serviço para o processo de desenvolvimento do aluno com deficiência, demostrando um grande avanço no pensamento quanto a sua capacidade de aprendizagem e no entendimento do uso da tecnologia nas adaptações escolares. Conclusão: Por fim, é possível identificar através dos assuntos abordados a importância da educação acompanhar os avanços das tecnologias para surgir novas concepções e possibilidades pedagógicas.
Palavras-chave: Educação Especial. Tecnologia Assistiva. Educação.