Última alteração: 2018-05-07
Resumo
Resumo: O presente estudo é fruto de uma pesquisa realizada em uma escola Especializada em atendimento a crianças com diagnostico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Localizada na cidade de Ponta Grossa-PR. Participaram da pesquisa alunos 4 a 6 anos matriculados na Educação Infantil. As atividades tiveram como objetivo contribuir para as aulas de educação Ed Física sugerindo atividades adaptadas as características do transtorno do espectro autista TEA. A proposta levou em conta as necessidades especiais das crianças com TEA, buscando assim, uma metodologia que atende-se os conteúdos curriculares de ensino e ao mesmo tempo atenda-se o nível de desenvolvimento do aluno com necessidades especiais. Nessa perspectiva, foram propostas três atividades, planejadas e adaptadas, para amenizar as dificuldades dos indivíduos com TEA em participar de uma aula Ed física. Caixa de encaixe, quebra cabeça gigante, e pé de lata. Com as adaptações sugeridas evidenciou-se melhoras nos prejuízos em estabelecer relação com os pares, e de compartilhar situações de convivência do dia a dia, reciprocidade e melhora no comportamento. Para realização deste estudo, optamos pela pesquisa participante. Segundo Gil (2002, p 157) descreve a pesquisa participante, na qual o pesquisador participa das atividades, observando as situações, participando de forma sistemática e permanente ao longo da pesquisa, permite também a interação com os indivíduos envolvidos nas atividades propostas. Os dados foram coletados por meio de fotos e registro em diário de campo.
Palavras Chaves: Autismo. Educação Física adaptada. Processos de ensino aprendizagem