XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA PÚBLICA: RELATOS DA FAMÍLIA
Eduarda de Souza Morais, Rafaella Sá Veloso

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas escolas regulares tem sido um desafio para os educadores e alvo de constantes discussões. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de pais sobre a inclusão de seus filhos autistas na escola pública regular. A abordagem metodológica foi qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um questionário contendo questões fechadas e de múltipla escolha em combinação com entrevista semiestruturada. Os participantes foram três pais, sendo realizado em Teresina, no Piauí. As entrevistas foram gravadas e o material transcrito foi submetido à análise de conteúdo. Três eixos temáticos emergiram deste processo: concepção do TEA na visão dos pais; percepção dos pais sobre a inclusão escolar; contribuições da família no processo de inclusão. Os resultados mostram que os pais acreditam na inclusão, mas ainda vivencia-se muitas práticas excludentes na escola. Ainda são necessárias transformações políticas no sistema de ensino vigente para que a inclusão de fato aconteça. Tanto a família quanto a escola contribuem para o desenvolvimento da criança, assim, uma atuação colaborativa entre essas duas instituições é tida também como um fator que contribuirá nesse processo de inclusão, sendo uma parceria que tende a ser positiva para todas as partes envolvidas.

Palavras-chave


Inclusão; Família; Autismo.