Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Este artigo resultou do estudo realizado no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa (UTFPR-PG), o mesmo tem por objetivo apresentar uma análise das contribuições do jogo “A corrida da água”, com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para prática pedagógica inclusiva no ensino de Ciências aos alunos público-alvo da Educação Especial, que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional (SRM). A metodologia utilizada foi qualitativa de natureza interpretativa com observação participante, considerando a apropriação do conteúdo trabalhado e a temática “água” sob o enfoque CTS. A coleta de dados se deu por meio de anotações em diário de campo e observação. Os resultados apontam para a importância do lúdico no trabalho realizado no programa, uma vez que a atividade proporcionou não somente a apropriação do conteúdo, mas também reflexões e a construção do conhecimento crítico sobre a temática. Apesar de não constituir-se como objetivo principal do estudo ou como o produto final desse, o jogo foi considerado como uma metodologia inovadora recebendo destaque no estudo com a possibilidade de contribuir para a prática pedagógica de outros educadores tanto na SRM quanto na classe comum do ensino regular constituindo-se como um recurso pedagógico inclusivo.