Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Introdução: A proposta de construção de um sistema educacional inclusivo encontra-se amparada legalmente, entretanto muitas vezes as práticas e estratégias de ensino se distanciam das proposições legais e teóricas, as quais exigem reflexão, organização e planejamento. O Projeto Político Pedagógico como ferramenta norteadora vem para amparar e desencadear ações a serem concretizadas por todos os agentes envolvidos com o processo educativo, em busca de uma educação que considere a diversidade e promova de maneira satisfatória a Inclusão Escolar do público alvo da educação especial. Objetivo: O tema do relato de experiência foi escolhido com o objetivo de destacar algumas estratégias de ensino utilizadas no dia a dia com alunos público alvo da educação especial visando à concretização da Inclusão Escolar amparada por documento norteador. Método: A realização do estudo foi pautada em pesquisas bibliográficas, análise documental do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo e reflexões diárias acerca da prática pedagógica. Resultados: A partir da análise do Projeto Politico Pedagógico foi possível orientar a equipe gestora e auxiliar na elaboração deste documento enfatizando aspectos norteadores da área da Educação Especial e Inclusão Escolar, bem como a organização para o funcionamento efetivo da Sala de Recursos Multifuncionais, além de elencar ações e estratégias voltadas à aprendizagem do aluno e implantação do modelo de ensino colaborativo na unidade educacional. Conclusão: Para que a escola esteja aberta a todos e possibilite um ensino sem discriminações, é necessário a organização e o direcionamento das ações que estão pautadas no Projeto Político Pedagógico, executando-as de maneira responsável e consciente, pois este documento enfatiza elementos fundamentais relacionados a identidade da escola, atuação profissional, objetivos e metas a serem alcançadas, dentre outros aspectos que subsidiam o seu funcionamento.