Última alteração: 2018-04-13
Resumo
No contexto escolar atual, devido às políticas inclusivas, é muito comum professores encontrarem alunos com deficiência em suas classes. O aluno com deficiência tem seu direito ao acesso e permanência ao ensino regular legitimado, mas há uma preocupação em relação à apropriação do conhecimento formal, o qual a escola tem por função transmitir e como tem ocorrido o processo de avaliação desses alunos. A avaliação é uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem, é através dela que o professor pode refletir sobre a sua prática, sobre os caminhos corretos ou não, que tomou para transmitir o saber, mas principalmente permite ao professor verificar a efetiva aprendizagem do aluno. Considerando a diversidade, é necessário um cuidado por parte dos professores para a escolha dos instrumentos, pois esses devem respeitar a individualidade e a potencialidade dos alunos no contexto de uma escola inclusiva. Esse trabalho apresenta uma investigação qualitativa, na abordagem estudo de caso, acerca do processo de avaliação, numa perspectiva inclusiva, nas aulas de matemática de uma classe regular do 6º ano do ensino fundamental, em uma escola privada no estado do Paraná, que conta com um aluno deficiente visual com grau leve de autismo. A investigação ocorreu durante o período de duas semanas, onde o conteúdo programático para o 6º ano foi “Os números”. O trabalho completo apresenta os objetivos da pesquisa, a metodologia e os resultados alcançados.