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Monitoria em Mediação Escolar: um relato de experiência
Última alteração: 2018-04-09
Resumo
O período que vivemos pode constituir-se em um momento especialmente importante para profunda mudança na caminhada em direção a redução das desigualdades. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil busca a superação da discriminação, constituindo um paradigma educacional que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. Nesse sentido, as instituições de ensino superior devem prever formação docente voltada para a atenção à diversidade e às necessidades educacionais especiais. A capacitação dos professores para atuar em classes comuns com alunos com necessidades educacionais especiais deve contemplar o desenvolvimento de competência para perceber tais necessidades, flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas do conhecimento, além de avaliar continuamente o processo educativo para o efetivo atendimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento do projeto de “Monitoria em Mediação Escolar” desenvolvido pelo Setor Espaço de Inclusão (SEI) como contribuição para a formação de graduandos do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). A construção se baseia na análise documental das listagens de alunos do curso de Pedagogia cadastrados no projeto no intervalo entre os anos de 2014 e 2017, assim como nos editais divulgados. No início de cada semestre letivo, o SEI, divulga, através de edital de acordo com as normas institucionais, o oferecimento das vagas a serem preenchidas. Os inscritos passam por um processo seletivo como forma de estabelecer uma integração com a equipe do SEI, avaliar os anseios e desejos de participação do projeto e estabelecer as regras de atuação. Após a seleção, os alunos participam do Curso em Mediação Escolar com carga horaria mínima de 16 (dezesseis) horas, dividido em 4 (quatro) módulos, cuja ementa está alinhada especificamente à Educação Inclusiva. O curso é pré-requisito para o início das atividades em campo e fornece certificação aos alunos. Os estagiários selecionados são orientados e avaliados durante todo o processo, seguindo a metodologia específica para o projeto, a qual estabelece orientação através de embasamento epistemológico, acompanhamento do professor especialista do SEI, e estabelecimento das ações e adaptações necessárias ao aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) junto ao professor regente. Nas reuniões mensais com a equipe são apresentados registros de observação e ações realizadas. Ao final do estágio é apresentado um relatório descritivo das ações elaboradas e das práticas vivenciadas pelo estagiário. Considerando a importância da formação inicial do professor no atendimento aos alunos com NEE, o projeto ofereceu, ao longo dos quatro últimos anos, aos alunos do curso de graduação em Pedagogia do ISERJ, a oportunidade de significação do conhecimento construído na área da Educação Especial, através da conjugação entre formação teórica e pratica docente.
Palavras-chave
educação inclusiva; formação de professores; mediação.