XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
A RELEVÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Josenilde Oliveira Pereira, Thelma Helena Costa Chahini

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Este estudo analisa a importância da tecnologia assistiva para a inclusão de pessoas com deficiência na UFMA sob a mediação do Núcleo de Acessibilidade, órgão instituído pelo Programa Incluir: acessibilidade na educação superior do governo federal e que apresenta a tecnologia assistiva entre os seus eixos fundamentais de atuação. Parte-se do conceito de tecnologia assistiva e a importância de sua aplicação no contexto educacional, tendo em vista que alguns estudantes com deficiência só poderão permanecer e concluir a graduação se obtiverem o suporte dessa tecnologia e o apoio de profissionais especializados. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, por meio da revisão de literatura, análise documental e entrevistas semiestruturadas com 10 estudantes com deficiência atendidos sistematicamente pelo Núcleo, no qual se destacam os visuais e auditivos. Os resultados apontam que o Núcleo dispõe de tecnologia assistiva e tem atendido as necessidades dos estudantes com deficiência, contudo as questões orçamentárias têm interferido para que os equipamentos não sejam em condições suficientes para atender a todas as demandas, fato que se complexifica quando se identifica que no próprio Núcleo não há um setor específico para tratar dessa produção, o que compromete a autonomia e independência das pessoas com deficiência no desenvolvimento das atividades acadêmicas e interfere na potencialização da proposta inclusiva.


Palavras-chave


tecnologia assistiva; deficiência; núcleo de acessibilidade; inclusão; educação superior.