Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Este relato de experiência envolve práticas pedagógicas desenvolvidas numa sala de recursos multifuncional (SRM), de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, como realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades. Os objetivos são: evidenciar a necessidade de planejar estratégias e recursos considerando a diferenciação pedagógica como um pressuposto; enfatizar a necessidade do trabalho colaborativo entre os docentes do AEE e da sala de aula comum. A experiência aponta para a importância da ação docente no reconhecimento sobre quando, como e o quê deve ser usado de forma mais adequada e produtiva para favorecer a aprendizagem de cada estudante. As ações de diferenciação são a tônica do trabalho na SRM, como Atendimento Educacional Especializado, pois diante das necessidades diferenciadas dos alunos, a remoção de barreiras à aprendizagem implica na busca pedagógica por recursos e estratégias que garantam acesso ao currículo, ainda que por caminhos diferentes dos que percorrem a maioria dos estudantes. Ajustes e diferenciações pedagógicas, utilizadas na Sala de Recursos Multifuncional, precisam se estender para o dia a dia da classe comum, como garantia de equidade no atendimento à diversidade.
Palavras-chave: Diferenciação Pedagógica – Atendimento Educacional Especializado – Trabalho colaborativo.