XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE SALA REGULAR SOBRE ALUNOS SURDOS
Graziele Perpetua Fernandes Mello

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A educação das pessoas surdas vem sendo discutida calorosamente nos últimos anos. Apesar disso, em sala de aula, as dificuldades de acesso ao currículo, a língua de sinais ou a um intérprete ainda causam desconforto e geram muitas discussões. Este artigo teve como objetivo identificar qual a concepção que professores da rede regular de ensino têm sobre o aluno surdo e seu processo de aprendizagem. Vinte professores da Rede Estadual de ensino participaram desta pesquisa. Os dados foram coletados através de um questionário, e analisados seguindo análise de conteúdo. Apesar das políticas voltadas para a área da surdez e da valorização da língua de sinais, notamos que não há consenso entre as expectativas dos professores e as necessidades dos alunos surdos. As respostas dos professores mostraram desconhecimento em relação a constituição do sujeito surdo e sua aprendizagem.


Palavras-chave


surdez; concepção de professores; concepção de surdez.