XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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Sinalário de Química
Bruna Gomes Delanhese, Valeska Oliveira Gonçalves

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


é incontestável a complexidade dos professores e interpretes de libras em ensinar os conteúdos de exatas aos alunos surdos, pois não há sinais de suporte, logo essa carência é prejudicial a comunicação e a construção dos conceitos científicos, o aluno surdo tem a língua brasileira de sinais -libras, como sua primeira língua. a metodologia constituiu no levantamento e mapeamento de dicionários de libras como diet-libras, outros dicionários e pesquisas científicas, porém ainda existe uma ausência grande de sinais específicos para química. Observando toda essa escassez na área da química e a necessidade de propiciar possibilidades de inclusão de alunos surdos nos institutos federais de educação, criou-se o projeto sinalário de química no Instituto federal de educação, ciência e tecnologia de são paulo, ifsp - campus sertãozinho, objetivando minimizar a falta de sinais em libras para esta determinada área.


Palavras-chave


Aluno, Surdo, Libras, Química, Ensino.