Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como uma alteração comportamental que afeta a capacidade de comunicação, interação social e a habilidade de responder apropriadamente aos estímulos. As informações provindas do ambiente, podem chegar ao cérebro da criança diagnosticada com TEA de forma desorganizada, fazendo com que apresentem dificuldades no processamento sensorial, afetando sua rotina e o convivo escolar. A Integração Sensorial é um processo neurológico de organização de informações provenientes do meio ou do próprio organismo, é a habilidade de perceber o que acontece em sua volta por meio dos sentidos, organizar essas informações e utiliza-las em atividades cotidianas. Para o estudante com TEA, o ambiente escolar apresenta diversos estímulos que podem ser perturbadores. Neste contexto, levantou-se como problema de pesquisa: Como os educadores observam os estímulos sensoriais presentes no desenvolvimento das crianças e adolescentes com TEA? Objetivo: Avaliar o Perfil Sensorial de crianças com TEA. Método: Será aplicado o questionário Perfil Sensorial 2 – Acompanhamento Escolar em educadores que tenham em sala de aula regular alunos com TEA. Este instrumento oferece um conjunto de ferramentas padronizadas para identificar os padrões de processamento sensorial da criança no contexto de vida diária. Será observado o processamento sensorial de aproximadamente de 80 crianças com TEA e 80 crianças sem TEA na faixa etária de 3 a 10 anos, sendo excluídas as que apresentarem deficiências intelectuais, físicas e sensoriais associados ao TEA. A coleta será realizada em escolas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Resultados: Até o presente momento foi realizado uma revisão bibliográfica para levantamento de artigos publicados na área de integração sensorial e TEA, as bases bibliográficas utilizadas foram: Google Acadêmico, Lilacs e Scielo, sendo o período de busca estipulado entre 2000 a 2018. Conclusão: Espera-se com essa pesquisa a comparação e diferenciação do processamento sensorial de crianças dentro do espectro e as que não se enquadram no espectro.