XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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Retrato da Acessibilidade no ensino superior
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Lúcia Pereira Leite, Ana Paula Camilo Ciantelli

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O movimento contemporâneo a favor de uma sociedade inclusiva pressupõe mudanças nas estruturas sociais, políticas, econômicas e educacionais brasileiras, no direcionamento de ações inclusivas e acessíveis para grupos minoritários, nos quais se incluem as pessoas com deficiência. Em decorrência de ações afirmativas, descritas das políticas públicas que orientam o sistema educacional no país, o número de matrículas de pessoas com deficiência tem aumentado nos últimos dez anos e no Ensino Superior essa tendência é igualmente observada. Nesse direcionamento o texto aqui retratado procura descrever um dos materiais audiovisuais elaborados durante o desenvolvimento da pesquisa em rede “Acessibilidade no Ensino Superior”, financiada pelo Programa Observatório da Educação OBEDUC/CAPES. O vídeo institucional que descrito nesse trabalho faz parte dos resultados da pesquisa, mais especificamente, trata-se da produção de um recurso midiático acessível, que retrata os desafios da participação de pessoas com deficiência no ensino superior, a partir da seleção de cenas realizadas em universidades públicas participantes. O documentário é composto de filmagens que apresentam relatos de pesquisadores associados a depoimentos de pessoas com deficiência que ocupam espaço no ensino superior, seja na qualidade de docentes, técnico-administrativos, estudantes de pós e/ou de graduação. Com a produção e veiculação desse material espera-se propagar a realidade do acesso vivenciado por esse grupo social à universidade pública, dando destaque aos aspectos políticos, educacionais e cotidianos observados nesse nível de ensino. Acredita-se que materiais dessa natureza possam, em alguma medida, conscientizar a população de um modo geral sobre uma temática ainda pouco comum e que a universidade possa ser mais acessível para as pessoas com deficiência.


Palavras-chave


Acessibilidade; Educação Inclusiva: Políticas Públicas; Educação Especial.