Última alteração: 2018-04-12
Resumo
As Políticas Públicas que norteiam as escolas, inclusive no campo da Educação Especial, têm provocado mudanças nos contextos escolares, as quais precisam rever e adequar suas práticas para atender os alunos público-alvo da Educação Especial, cada vez mais presentes. Salienta-se a necessidade de refletirmos sobre esta temática neste período, tendo em consideração a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, implementada no ano de 2008 (BRASIL, 2008). O objetivo desta pesquisa é analisar aspectos facilitadores que as pesquisas têm apresentado sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular nos anos de 2008 a 2018 na Revista Brasileira de Educação Especial- RBEE e a Revista de Educação Especial- UFSM. Esta pesquisa constitui um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado pelo processo de revisão de literatura. A fim de alcançar o objetivo proposto, a coleta de dados compreendeu a busca de artigos nas bases de dados da Revista Brasileira de Educação Especial e a Revista de Educação Especial – UFSM. Para este mapeamento, utilizaram-se os seguintes descritores, respectivamente combinados: a) deficiência intelectual AND inclusão; b) deficiência intelectual AND Educação Especial; c) deficiência mental AND inclusão; d) deficiência mental AND educação especial.Como critérios de inclusão foram selecionados os artigos publicados neste período de 2008 a 2018, com pesquisas que contemplem a inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Utilizou-se como critérios de exclusão, artigos publicados fora deste período, pesquisas de revisão sistemática na literatura, ensaios e trabalhos repetidos. Foram excluídos os artigos não relacionados à inclusão em escolas de ensino regular, os que não estavam neste no período apresentado, ensaios e revisão de literatura, totalizando 71 artigos. Foram analisadas 81 pesquisas, sendo que as pesquisas selecionadas e que estavam dentro dos padrões estipulados, totalizaram 10 artigos. Considera-se que o objetivo foi alcançado, já que foram selecionadas 10 pesquisas que abordaram o tema proposto. Destacando o trabalho colaborativo, que apresentou três pesquisas entre as dez selecionadas. Os dados obtidos nesta pesquisa revelam que ainda existem lacunas neste tema, necessitando de mais pesquisas que considerem aspectos facilitadores para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular.