Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Esta pesquisa propõe o diálogo do “o jogo como ferramenta lúdica para a formação integral de alunos com transtorno do espectro autista – TEA em uma escola pública estadual de Parintins.” tendo como objetivo: compreender de que forma os jogos lúdicos podem contribuir para a formação integral de alunos com o transtorno do espectro autista, a partir de literaturas existentes na área. Neste estudo indagamos a seguinte hipótese: De que forma os Jogos lúdicos podem contribuir para a formação integral de alunos autista? Após esta indagação demos início ao nosso estudo, partindo do pressuposto de que os Jogos Lúdicos são produções humanas, inseridos em determinada sociedade. Método: A sistematização desse estudo inicia-se com a introdução dialogando sobre a importância dos jogos lúdicos dentro do contexto escolar da educação especial na perspectiva inclusiva, realizamos um resgate do entendimento de autores sobre os jogos lúdicos e suas características e contribuições na formação integral de alunos do espectro autista, posteriormente, descreveram o caminhar metodológico que usamos para a construção da pesquisa. Resultados: e discussões a partir do levantamento realizado em lócus no ambiente escolar e por fim, sintetizamos as perspectivas para uma melhoria na qualidade do ensino e a inserção de jogos cooperativos de forma lúdica para a formação integral de alunos com transtorno do espectro autista como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem na escola.