Última alteração: 2018-04-12
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos professores sobre o papel do psicólogo escolar frente à inclusão de alunos com deficiência visual. A metodologia da pesquisa foi descritiva exploratória e de campo. Compuseram a amostra cinco professores de escolas regulares sendo quatro públicas e uma privadas do município de Timóteo-MG que lecionam para cinco alunos com deficiência visual. Estes alunos foram identificados após levantamento junto ao Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA). Na coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas que possuíam cinco questões correspondentes ao objetivo geral e aos objetivos específicos da pesquisa. Os dados transcritos foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que para os docentes o papel do psicólogo escolar frente à inclusão de alunos com deficiência visual é primeiramente garantir a autonomia, qualidade de vida e o cumprimento dos direitos reservados a este público. Em segundo lugar, é o de promover a formação continuada dos mesmos, facilitando assim o trabalho dos professores que atuam nesta área e orientar e auxiliar a prática dos mesmos juntamente aos alunos com deficiência. Por fim, a de que muitos professores possivelmente desconhecem o papel do psicólogo escolar frente à inclusão de alunos com deficiência visual. Os dados forneceram ainda, subsídios para reflexão e atuação do profissional de psicologia.