XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE UNIVERSITÁRIOS SURDOS
VANESSA APARECIDA PALERMO, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: Ao longo dos últimos anos, vivenciamos importantes avanços legislativos no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência, sobretudo o direito a educação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo investigar os discursos e as práticas pedagógicas ofertadas no processo formativo de universitárias surdas em cursos de pedagogia. Este projeto se caracteriza por um estudo de caso que visa analisar as contribuições da disciplina de estágio supervisionado para a formação inicial de professores à estudantes surdos. Método: A presente pesquisa será realizada na disciplina de estágio supervisionado do curso de pedagogia, ofertado em uma Faculdade, de um município do interior do Estado de São Paulo. Constituirão amostra dessa pesquisa dois docentes atuantes nas disciplinas de metodologias de ensino, uma coordenadora do curso de pedagogia, uma professora da disciplina práticas de estágio supervisionado, duas alunas surdas e a Tradutora Interprete de Libras, proponente desse estudo. Os dados serão coletados por meio de uma entrevista semiestruturadas inicial com os professores e coordenadores com perguntas abertas no início da pesquisa e do registro de videogravações das atividades de orientação de estágio das estudantes surdas, nas na disciplina de estágio supervisionado. Resultados: O material recolhido no estudo será analisado à luz do método da Produção de Sentidos, proposto por Spink. A partir da transcrição de todas as entrevistas com os participantes serão criados tópicos temáticos a partir de padrões encontrados nas respostas para auxiliar a responder aos objetivos dessa pesquisa. Conclusão: Espera-se que os resultados desse estudo possam contribuir ampliar o debate e a reflexão sobre as práticas de estágio supervisionado em cursos de formação de professores ofertados aos estantes surdos.

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação de Surdos. Ensino Superio



Palavras-chave


Formação de Professores. Educação de Surdos. Ensino Superior