Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Introdução: A criança que está inserida na escola possui uma rotina repleta de estímulos, participa de diversas atividades, sendo a principal delas o brincar. A terapia ocupacional utiliza o brincar como recurso para atuar com crianças e seu principal objetivo é promover o desenvolvimento das capacidades motoras, inteligência, sociabilidade e independência. Objetivo: por meio de um programa de educação continuada, melhorar o nível de conhecimento sobre a importância do brincar e o desenvolvimento da criança de zero a dois anos. Método: participaram 42 profissionais atuantes na educação infantil de uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. O programa de educação continuada oferecido abordou os temas: desenvolvimento psicomotor da mão; conceitos relacionados ao brincar; tipos de brinquedos para a faixa etária de zero a dois anos; relação entre as atividades do brincar e o desenvolvimento da criança de zero a dois anos. A fim de verificar a eficácia do programa, foram aplicados questionários antes e depois das aulas e cada questão foi comparada individualmente. Resultados: pode-se destacar que 37 profissionais apresentaram melhor desempenho após o curso, apresentando um maior número de respostas corretas acerca do desenvolvimento infantil. O tema brinquedo e suas variáveis, como tipo, função e utilização, proporcionaram discussões enriquecedoras, principalmente com a contribuição do olhar da terapia ocupacional. Conclusão: o programa de educação continuada possibilitou reflexão acerca da atuação dos profissionais em relação à utilização de brinquedos como forma de promover experiências e desenvolver habilidades das crianças de zero a dois anos. Contudo, não é possível garantir mudanças na prática profissional diante das condições físicas e materiais que a instituição oferece. Anseia-se que este programa auxilie em uma nova prática cotidiana com um olhar mais crítico diante das atividades oferecidas para as crianças de zero a dois anos.