Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Introdução: A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2008, mudou o caráter substitutivo da educação especial ao ensino comum, passando a ser uma modalidade complementar com transversalidade em todas as etapas, níveis e modalidades, incluindo a creche. Como está à produção científica em relação à educação para todos na creche e quais as principais contribuições que dão a esta problemática? Objetivo: Identificar como a produção científica na área de Educação Inclusiva tem dialogado com a educação na creche, nos últimos 10 anos. Método: Utilizou-se como fonte de dados às bases Scientific Eletronic Library On-Line (Scielo), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Portal de Periódicos Capes/MEC; Biblioteca Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD); Red de Revistas Científicas da América Latina Y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e os descritores educação especial, educação inclusiva, inclusão e creche, no período de 2008a 2017. Os 18 produtos encontrados, entre teses, dissertações e artigos tiveram seus objetivos, métodos e resultados lidos minuciosamente, possibilitando seu agrupamento nos temas Políticas públicas de educação infantil e educação especial; Creches inclusivas: relatos de casos; Formação de profissionais e Concepções sobre inclusão. Resultados: Os estudos mostraram que a política de educação especial ainda está sendo introduzida na creche. Situações de inclusão relatadas destacam problemas comuns nesse processo, como os ligados à estrutura física, de materiais e humanos. O medo em lidar com o diferente junta-se à dificuldade encontrada pelos professores para lidar com o contexto inclusivo na creche e se expressa nas concepções que têm sobre as crianças e a sua educação. Conclusão: A inclusão na creche ainda é incipientenas pesquisas, nos documentos oficiais e na prática. Novos olhares sobre esses contextos podem auxiliar na melhora da qualidade dos serviços oferecidos à essa faixa etária.