XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
A VISÃO DOS FAMILIARES SOBRE A ATIVIDADE ESCOLAR DE CRIANÇAS USUÁRIAS DO IMPLANTE COCLEAR
Fabiana Cristina de Souza, Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O implante coclear é uma prótese auditiva colocada dentro da cóclea, por meio de cirurgia. O sistema do implante transforma a energia sonora em impulsos elétricos, dando ao indivíduo uma sensação auditiva. Devido ao aumento de crianças surdas encaminhadas para a cirurgia de implante coclear, torna-se importante conhecer como o dispositivo tem contribuído para o desenvolvimento escolar destas crianças. O objetivo do estudo foi investigar qual a percepção dos pais sobre o desempenho escolar das crianças usuárias do implante coclear. Participaram do estudo quatro mães cujo filhos eram usuários do implante. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas o intuito de conhecer a opinião destes sobre a língua de sinais e sobre o desenvolvimento escolar das crianças. Utilizou-se a Análise de Conteúdo na interpretação dos dados coletados. A pesquisa mostrou que os pais afetados pela área da saúde, concebem a criança usuária do implante coclear com base na visão clínica, considerando-a como sujeitos ouvintes, na tentativa de apagamento da surdez. Assim, dificuldades escolares que poderiam ser minimizadas por um olhar de sujeito constituído na diferença são consideradas inerentes à surdez. Dessa forma, concluímos que a mudança de olhar sobre a surdez e a língua de sinais se faz importante para a superação de preconceitos em relação a esta língua e à comunidade surda e para possibilitar um melhor desempenho escolar de crianças surdas usuárias do implante coclear.


Palavras-chave


Surdez; implante coclear; língua de sinais