XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA PARA A EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Lubriana Ninacha Candido, Roberta Negrão de Araujo, Marília Bazan Blanco

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O presente artigo busca evidenciar os benefícios que a Equoterapia proporciona em seus praticantes, os quais podem influenciar diretamente a área da Educação. As análises provenientes deste estudo demonstram que a Equoterapia é um método terapêutico, onde o principal agente é o cavalo, pois sua andadura proporciona movimentos tridimensionais que geram impulsos que desenvolvem várias capacidades, esse método conta também com o auxílio de uma equipe multidisciplinar composta com vários profissionais da área da saúde e da educação, que fazem a verificação das necessidades do praticante, elaboram planos de atendimento, que vão desde os primeiros contatos e cuidados com o cavalo até diversas posturas e atividades que são feitas enquanto o mesmo caminha, em diferentes velocidades e com diferenciadas passadas, essa equipe também averiguam os resultados obtidos pelo tratamento. Além disso, dentre os quatro programas apresentados pela Equoterapia, o programa Educação/Reeducação está presente em dois artigos, e colabora efetivamente para o desenvolvimento das capacidades integrais do indivíduo, proporcionando desta forma além da melhora das necessidades especiais do praticante, o aumento de sua autoestima e a melhora de sua autopercepção e sociabilidade. Este estudo evidencia trabalhos que consideraram ganhos nos aspectos motores e da autopercepção de crianças com dificuldade de aprendizagem, psicomotores de crianças com indicativos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e desenvolvimento da psicomotricidade de pessoas com necessidades especiais.

 


Palavras-chave


Equoterapia; educação; educação especial.