XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA.
José Adnilton Oliveira Ferreira, Relma urel Carbone Carneiro

Última alteração: 2018-04-02

Resumo


INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA.

José Adnilton Oliveira Ferreira1; Relma Urel Carbone Carneiro2

Joseadnilton_ap@yahoo.com.br

1 Faculdade de Ciências e Letras –FCL/Unesp - Araraquara; 2 Departamento de Psicologia da Educação, Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras- FCL/ Campus –Araraquara

RESUMO

Neste estudo investigou-se como ocorre a inclusão escolar de aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia Amapaense. Realizou-se uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa, a partir da seguinte questão problema: Como tem se dado a inclusão escolar? o aluno com altas habilidades/superdotação em uma escola ribeirinha no município de Mazagão no Estado do Amapá? A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de aluno com altas habilidades/superdotação do 3º ano do Ensino Fundamental. O lócus da pesquisa foi uma Escola ribeirinha localizada no município de Mazagão no Estado do Amapá. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação e registro fotográfico. Os participantes da referida pesquisa foram um professor da turma do aluno com altas habilidades/superdotação, um professor do Atendimento Educacional Especializado, um aluno com altas habilidades/superdotação, um coordenador pedagógico e o diretor da escola. Foi feita a observação do cotidiano da sala de aula e do atendimento educacional especializado. Os dados coletados foram analisados a partir da definição categoria apriorística: inclusão escolar, assim como outras categorias intermediárias e categorias finais que no caso são as não apriorísticas que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa e da investigação empírica. Objetivou-se, neste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o processo de inclusão de aluno com altas habilidades/superdotação na escola ribeirinha na Amazônia Amapaense. Os resultados apontam que existem inúmeras dificuldades no processo de inclusão deste aluno relacionado a vários aspectos como a formação de professores e de toda equipe escolar, de infraestrutura, de organização das salas de aula. Dessa forma enfatiza-se á importância de pesquisas neste universo para o fortalecimento de questões teórico-práticas relativas à inclusão.


Palavras-chave


Inclusão Escolar. Altas Habilidades/Superdotação. Amazônia Amapaense.