Última alteração: 2018-04-12
Resumo
A educação na atualidade está voltada para igualdade social, para o acesso e aquisição de conhecimento por todas as pessoas que estão inseridas na sociedade. Entretanto, para que a inclusão se efetive algumas mudanças podem ser necessárias dentro da escola para favoreçam seus alunos. Como as adequações no currículo, na estrutura escolar e na avalição, os alunos terão a oportunidade de adquirir o conhecimento que é seu direito. A presente pesquisa teve como objetivo analisar documentos, artigos e relatos e verificar se as adequações curriculares nas diversas áreas do conhecimento contribuem na aprendizagem de alunos com deficiência visual inseridos nas escolas de educação básica, verificando também se esses conteúdos adequados fazem parte dos conteúdos curriculares comuns. A pesquisa teve caráter bibliográfico e contou com levantamento, leitura e análise de pesquisas e relatos; delimitou-se o período de tempo de 2012 a 2014, e as seguintes bases de dados: Scielo, Domínio publico e sites do MEC. Foram encontradas pesquisas na área de geografia, história, matemática e ciências com conteúdos ministrados no ciclo I do ensino fundamental. Com essa pesquisa entendemos que há muitos profissionais na área acadêmica preocupados principalmente em formar docentes capazes de lidar com as diversidades e com a qualidade do ensino, conscientes de que inclusão não é o fato do aluno estar inserido no mesmo ambiente que os demais, mas sim ter os mesmos direitos e oportunidades. As adequações curriculares são ferramentas fundamentais para inclusão de alunos com deficiência, pois, permite que o aluno tenha acesso ao conhecimento, e assim ser participante da sociedade em que está inserido. Pode-se apontar por meio de análise dos artigos e relato, que os desdobramentos dos professores para alcançar a inclusão através das metodologias diferenciadas utilizadas em sala, vêm alcançando sucesso em relação ao aprendizado dos alunos com deficiência visual.